Estação Uruguai
Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
2009-2012
MetroRio | OAS
área
13.773,96m²
fase
Projeto Básico, Executivo e Atendimento a Obra
arquitetos JBMC
Beatriz Pimenta Corrêa
Cecilia Pires
Cynthia Melo
Emiliano Homrich
Frederico Freitas
Gabriela Assis
João Batista Martinez Corrêa
Pedro Câmara
Sandra Morikawa
estagiários
Caio D´Alfonso
Carina Oshita
Diogo Luz
Mariana Nito
Nara Borges
Raffaella Yacar
consultores
Paulo Ricardo Mendes – Estrutura
Milton Coimbra – Ventilação e Ar Condicionado
projetistas
Flávio Baraboskin
Marco Pelaes
colaboradores
Carlos Azevedo Arquitetura
Elcio Yokoyama Arquitetura
3D rendering
Cassio Oba Osanai
fotos
Nelson Kon
A Estação Uruguai localizada no Bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, faz parte da extensão da Linha 1 do Metrô, ocupando o antigo estacionamento de trens e carros, conhecido como “Rabicho da Tijuca”. O espaço, com pés direitos reduzidos e vãos estruturais limitados não comportavam as necessidades de uma estação de metrô.
Para a implantação da estação foi necessário adequar a estrutura existente, que inviabilizava o embarque e desembarque de passageiros, no nível da plataforma. A malha de 138 pilares existentes na plataforma foi substituída por apenas 23 pilares metálicos (em formato de árvore) localizados no centro da plataforma. A substituição da estrutura foi feita em duas etapas: primeiro foram localizados os novos pilares, fazendo a transferência de cargas de forma a não prejudicar a estrutura existente, e posteriormente foram retirados os pilares antigos. Nas extremidades da plataforma, onde os pilares originais foram mantidos, localizam-se os elevadores e escadas de acesso ao mezanino e as salas técnicas.
Os mezaninos, divididos em dois (Sul e Norte), estão localizados nas extremidades da estação, abaixo da Rua Conde de Bonfim. Os acessos à estação, implantados na Rua Conde de Bonfim foram executados em estaca prancha metálica, método construtivo utilizado para minimizar desapropriações e reduzir custos. As salas técnicas de ventilação estão localizadas entre os dois mezaninos.
O espaço existente, por se tratar de um estacionamento que não recebia público, possuía muitas irregularidades em sua estrutura. O partido arquitetônico procurou amenizar tais irregularidades através da utilização de luminárias, forros e painéis metálicos. Sobre os painéis e estacas prancha foi desenvolvido um projeto cromático que, aliado aos painéis espelhados, traz amplitude à estação.