Sesc Osasco

Osasco, São Paulo – SP
2013
SESC

área

30.736,00 m²

fase

Concurso

arquitetos JBMC

Beatriz Pimenta
Carina Oshita
Cecilia Pires
Clarice Shinyashiki
Cynthia Melo
Emiliano Homrich
Frederico Freitas
Gabriela Assis
Joao Batista Martinez Correa
Raffaella Yacar
Sandra Morikawa

estagiários

Lucas Martins
Lucas Romero
Nara Borges
Tatiane Ordine

colaboradores

Flavio Baraboskin
Marco Pelaes
Paulo Ricardo Mendes

A cidade que se espera para o futuro tem sua forma definida pela escala dos pedestres e seus deslocamentos. Os espaços que os acolherão, igualmente serão à sua escala, compactos, providos de densidade de uso e diversidade de funções, produzindo grande vitalidade urbana, como suporte para a vida coletiva.

O partido deste projeto é essencialmente urbano, estruturado por uma rua interna que se conecta à cidade, articula todos os edifícios do conjunto, acompanhando a topografia do terreno e interligando todas as atividades da unidade. Esta rua tangencia e configura um dos lados de uma praça interna, para a qual também se abrem o bloco cultural, que abriga a convivência, o fundo retrátil do palco do teatro e a completar seu quarto limite, a área dos taludes a ser reflorestada. Desta forma, a natureza passa a integrar um espaço central na unidade, configurando um limite permeável e convidativo.

O teatro atende 400 espectadores em sua plateia interna podendo ter sua configuração ampliada de maneira significativa com a abertura do fundo da cena do palco para a praça e permitir espetáculos com dupla plateia ou apenas voltados ao espaço externo.

Com acesso direto para a rua, independente das áreas públicas da unidade, o bloco administrativo aproveita-se da declividade do terreno e acomoda-se com discrição junto ao talude lateral do lote. Concentra as funções técnicas, de apoio aos funcionários da unidade bem como as áreas administrativa, em local silencioso, protegido das interferências das atividades cotidianas da unidade.

O bloco cultural que abriga exposições, biblioteca, internet livre e convivência, define um dos lados da praça central da unidade, aberto ao exterior, convidando os usuários a percorrer seu interior.

A comedoria desenvolve-se sobre o bloco cultural, aproveitando-se das vistas que sua posição elevada permite, cercada de varandas e com possibilidade de abertura total para a paisagem circundante.

A área esportiva é composta por ginásio coberto, quadras descobertas, salas de aula e de ginastica funcional, foi posicionada de modo a facilitar a livre circulação entre suas áreas, além de estar integrada visualmente com as demais áreas da unidade.

O conjunto de piscinas é formado por piscinas externas e internas, que podem ser integradas no verão com a abertura total das portas da área coberta, e ter o teto aberto pelo recurso de painéis translúcidos deslizantes.